Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Relatório do Livro: A Cidade de São Paulo – Geografia e História de Caio Prado Jr.


  1. Relatório do Livro: A Cidade de São Paulo – Geografia e História de Caio Prado Jr.

O livro A Cidade de São Paulo – Geografia e História de Caio prado Jr. Foi escrito durante os anos 50, mas alguns de seus aspectos continuam muito atuais. A obra é pequena fisicamente, está configurada em um livrinho de bolso de apenas 93 paginas, porém é muito rico em informações importantes e analise da historia da cidade de São Paulo. A obra percorre a historia dos então cerca de 400 anos da cidade desde sua fundação até os aspectos que a faziam crescer de uma forma muito rápida na época em que foi escrita.
Entre os aspectos que o autos nos expõe, há um em especial presente em quase todo a obra: o aspecto geográfico da cidade, fazendo da própria localização da cidade de São Paulo um objeto de grande importância para o entendimento de seu crecimento econômico e populacional.
Caio Prado Jr. explica que desde antes da ocupação portuguesa na região, durante o início da colonização brasileira, os indígenas conheciam muito bem o local onde posteriormente se ergueria a cidade de São Paulo. Era uma região de campos largos, com florestas no seu entorno que os portugueses logo chamariam de Campos de Piratininga. O encontro dos rios Tamanduateí e Pinheiros com o Tietê também facilitavam o povoamento além do transporte fluvial que era muito explorado na época. O autor salienta que o mesmo com o grande fluxo de transporte fluvial no rio Tietê e seus afluentes, o rio não era muito apropriado para a prática.
O autor expõe também, que São Paulo era um centro natural da província, sem esquecer a influencia dos jesuítas e a disputa com Santo André no inicio de sua colonização, mas geograficamente a cidade esta no centre de um “nó”, com varias pontas e cada ponta dá um acesso mais fácil para as regiões importantes da província, como Sorocaba, Campinas, o Vale do Paraíba e o Porto de Santos. Hoje em dia essa ideia ter de fácil acesso à essas regiões a partir de São Paulo ainda persiste, basta prestar atenção nas rotas que fazem as principais rodovias que saem de São Paulo e o fluxo de seus movimentos. Podemos dar um exemplo atual da rota do Rio Tietê, que hoje em dia a partir de sua nascente em Salesópolis, tem acesso pela Rod. Ayrton Senna, passa pela Marginal do Rio Tietê até encontrar chegar ou encontro com o rio Pinheiros no chamado “cebolão” e a rodovia Castelo Branco. Essa rota passa por importantes cidades e regiões atuais, como Guarulhos, Barueri, Osasco, Itu e Sorocaba, e dependendo da de onde se inicia e termina a rota, invariavelmente passará por dentro de São Paulo.
Então, o autor passa por diversas fases da historia de São Paulo dividindo-a em um pequeno povoado durante a colonização, passa pelo império já crescendo um pouco mais a partir do triangulo central da cidade formado pelas atuais ruas XV de Novembro, Direita e São Bento e chega nos primeiros anos do seculo XX durante a república como uma cidade já com algumas questões de “cidade grande”, como o grande povoamento, imigrações, o surgimento de uma classe operaria e seus movimentos e a construção de diversos prédios. Os bairros mais periféricos abrigavam principalmente os operários e a população mais pobre. Hoje em dia esses bairros cresceram e se transformaram em locais maiores que muitas cidades do próprio estado paulista, como Santana, Vila Mariana, Belém, entre outros.
Passado por diversas fases da cidade, Caio Prado Jr. levanta questões e passa pelos então 400 anos demonstrando linearmente e analisando passo a passo a evolução da cidade e suas relações com as regiões vizinhas. A importância do meio geográfico onde a cidade se situa, as vezes passa despercebido pelos historiadores, como o próprio Caio Prado Jr. comenta , demonstrando como é importante e possível a interdisciplinaridade e o quando isso enriquece a pesquisa histórica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário