Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Resenha do texto: A linguagem cinematográfica sob o olhar da História Cultural: O caso de S.Eisentein


O texto inicia mostrando o interesse dos Historiadores pelo cinema, afinal em seu inicio, o cinema era tido como uma manifestação cultural para iletrados com sua linguagem simples. Apenas com o passar do tempo, o ciema foi dispertando o interesse das pessoas cultas graças as novas estéticas vanguardistas da primeira metade do século XX, o texto tambem destaca a Cia. Vera Cruz, que foi criada no Brasil para integrar o cinema nacional nessa crecente.
Um grande diretor desse cinemaculto, é Sergei Einsentein. Logo na juventude, ele rompeu com suas origens judaicas e se engajou no processo revolucionário russo de 1917. Serguei se interessou pelo construtuvismo, criando assim, uma grande marca de sua forma de fazer cinema, um cienam que criticava o narrativo classico. O cinema de Einsenstein não apenas narrava por imagens, mas fazia-se pensar através delas, influenciando varios movimentos posteriores. Acreditanto nesse tipo de cinema, Einsenstein levou a público a ideia de filmarO Capitalde Karl Marx.
O teatro de Meyerhold teambém foi uma grande influência na obra de Einsenstein, ele acreditava que o ator deveria utilizar movimentosmecânicos, como gestos, para que pudesse ser compreendido diretamente pelos espectadores.
Um grande momento na carreira desse diretor, foram as filmagens deOutubro, um filme que retrataria a Revolução Russa de 1917 que fora rodado 10 anos depois, quando o Comitê executivo central encomendou a alguns dos mais importantes diretores soviéticos filmes a respeito desse movimento. Einsestein juntou um grande material de pesquisa para a produção deOutubro, incluindo dados bibliograficos, pessoal e cinematográficos. Einsentein cosegue viabilizar seguências únicas de cenas até então, abusando de metáforas e detalhes, porém infelizmente por influência de Stalin, não pode se aprofundar em líderes como Trotski e Zinoviev.
Em dado momento da carreira, o cineasta compara sua arte com o Jazz, que procura volume de som, diferente da musica classica que é linear e basea-se em planos, feita para nobes. O jazz é um tipo de música em que os improvisos e a criatividade são bem vindos, também mudanças são parte de sua alma


Pode se dizer depois de tudo que Einsentein foi um pensador da cultura, trazendo elementos não foram utilidos antes em seu ramo para sua arte, um cinema conceitual que não via barreiras, sendo influênciado pelo teatro, literatira, artes plásticas, filosofia e formas de organização do
pensamento humano, Einsentein é tido no texto como um desafio para a historia cultural, e digo mais, um fonte para historiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário